Apresentação


A Calatonia é um método de trabalho corporal utilizado em psicoterapia, fisioterapia , terapias médicas, de reabilitação e corporais. Foi criado por Dr Pethö Sándor na Europa e desenvolvido no Brasil.  O propósito deste site é  difundir e ampliar este corpo de conhecimento. A  Calatonia foi criada com o espírito e propósito de servir ao ser humano em necessidade física e psíquica. Evoluiu de um método de tratamento para um campo de conhecimento baseado na anatomia e fisiologia humanas, na psicologia profunda – notadamente Jung – e em princípios filosóficos humanistas e espiritualistas. A divulgação e expansão adequadas foram objetivos norteadores de Dr Sándor, e pretendemos continuar esse trabalho com o mesmo espírito.

Nosso Centro existe desde 2010, quando, inspirados e precedidos pelos cursos dados anteriormente em Zurique, iniciamos a realização de cursos de Calatonia na Itália e Inglaterra. Com a evolução dos trabalhos em conjunto com as turmas de alunos, verificou-se que havia necessidade de sistematizar uma formação em Calatonia, oferecida no exterior e também no Brasil de acordo com os objetivos e critérios que aqui descrevemos. 

Nosso grupo centra-se na realização de cursos no exterior, de formação ou de introdução – workshops. Em São Paulo, após 22 anos de cursos no Instituto Sedes Sapientiae, iniciamos nossa Formação por este Centro.  Nosso propósito neste site é agregar colegas e terapeutas atuantes ou interessados nesta abordagem, abrindo espaço para relatos, intercâmbios e trocas de idéias e experiências. Somamo-nos aos diversos grupos de Calatonia existentes, como os grupos dos cursos do Instituto Sedes e PUC de São Paulo, os demais subgrupos de São Paulo e interior de São Paulo, e colegas que realizam workshops e palestras no exterior, com o propósito de um amplo intercâmbio no sentido de desenvolver a prática, o ensino e pesquisa da Calatonia.  


Organização do site:

Ana Paula Figueiredo
Fernando Cortese
Maria Elci Spaccaquerche
Marianne Ligeti

Assistente:
Jane Leite Palermo

Edição dos Vídeos:
Pedro Cortese

Web Design:
Ideograma CG