Trabalho com crianças na comunidade e na Sicília


Escola Urusvati - Comunidade de Ética Vivente

Cittá dela Pieve - Itália Julho de 2012

Foi com grande alegria que conhecemos a Escola Urusvati, que trabalha com crianças e jovens, tendo como base os princípios da Nova Educação.

As atividades em grupo que ocorrem nos meses de verão, visam promover a integração da personalidade, favorecendo o desenvolvimento individual, a criatividade e a orientação para uma visão ética da vida.

Alinhadas com essa proposta, em Julho de 2012 apresentamos um trabalho baseado no método de Integração Fisiopsíquica - Calatonia e Toques Sutis de Petho Sandor, para as crianças e professores de Urusvati, no programa Volare.

Os Toques Sutis proporcionam aberturas para vivências de elasticidade do espectro da consciência, vitais para o desenvolvimento e restauração da saúde. Geram especiais ganhos na criatividade, na intuição e na capacidade adaptativa de crianças e adolescentes. Potencializam muitas funções cognitivas como a atenção, a concentração, a memória, o raciocínio, o julgamento e o planejamento de ações.

Os Toques colaboram para a expansão da auto-percepção, da sensibilidade, da autoconfiança e da consciência de si como um ser que existe para além de um corpo físico, visando construir um espaço psíquico ressonante cujo efeito organizador e reparador reverbera no corpo físico, psíquico e etérico.

No nosso trabalho com crianças usamos uma linguagem lúdica, adaptada à capacidade de compreensão e ao vocabulário da criança.

Com este propósito, iniciamos as atividades em Urusvati, construindo com as crianças e professores uma atmosfera lúdica, cantando juntos a música "Volare" e em seguida, para sensibilização do grupo, cada um foi convidado a fazer a pintura de uma mandala com aquarela.

A Psicologia Analítica relaciona a simbologia das mandalas à simbologia universal do círculo e à representação simbólica da psique com as funções de tomada de consciência, integridade e criação.

Assim , idealizamos um relaxamento que é uma combinação de toques sutis criados pelo Dr. Sandor, e denominamos relaxamento "pizza" que também nos remete a uma "mandala", pela sua forma circular.

Mobilizados pela pintura das mandalas, crianças e professores, em duplas puderam vivenciar o relaxamento "pizza" que é feito nas costas, através da sequencia de toques e deslizamentos formando pequenos e grandes círculos, utilizando as pontas dos dedos e as palmas das mãos.

A "pizza-mandala" é finalizada com o desenho do símbolo do infinito ao longo da coluna vertebral, feito com as extremidades dos dedos.

Reforçando a atmosfera lúdica grupal concluímos nosso trabalho compondo uma mandala humana, crianças e professores unidos pelas mãos e pelos pés criaram um lindo círculo com a forma de uma estrela.

As observações relatadas pelas crianças e professores referiram a um estado de acolhimento, segurança, respeito e alegria.

urusvatiRender.jpg

urusvati_2283.jpg

urusvati_2290.jpg

urusvati_2296.jpg

urusvati_7389.jpg


CATANIA – SICILIA - ITALIA , Julho de 2014

Atendendo ao convite da Dra. Carmelita Russo, neuropsiquiatra, e com o incentivo de Leili Khosravi e Mariuccia Sofia realizamos dois workshops na Catania: A Integração Fisiopsiquica - Calatonia e Toques Sutis para crianças e adolescentes.

No 1o workshop, trabalhamos com um grupo de 20 adolescentes com diagnóstico de depressão e transtorno alimentar e com as psicólogas responsáveis pelos atendimentos individuais e em grupo do ambulatório psiquiátrico do Hospital da Catania.

Através da pintura de mandalas com aquarela, mobilizamos a livre expressão da criatividade e os recursos internos que colocam em movimento a energia psíquica em seus aspectos mais positivos e criativos, que encontram-se paralisados nos estados depressivos com grande sofrimento fisiopsiquico.

Em seguida, o grupo divido em duplas, vivenciou algumas sequências de toques sutis: deslizamentos e balanceios nos membros superiores e inferiores; toques das polaridades no lado direito e esquerdo do corpo; a descompressão fracionada nas grandes articulações e os toques sutis nos pontos de apoio, os pés e a cabeça.

As observações relatadas pelo grupo referiram a sensações no corpo de maior relaxamento, alteração no ritmo respiratório e percepção de alteração na condução nervosa com aumento da sensibilidade.
Os profissionais que acompanharam o grupo observaram uma alteração significativa na atmosfera grupal que, ao final, demonstrou ter conquistado maior espontaneidade e capacidade de expressão das sensações e emoções.

No 2o workshop, dedicado aos psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e educadores, o objetivo foi compartilhar nossos estudos e reflexões sobre as contribuições das novas pesquisas da Neurociência que, para nós, consolidam a importância da Calatonia e dos Toques Sutis de Petho Sandor como um recurso capaz de promover a Integração Fisiopsiquica, restaurar padrões de vínculos afetivos e favorecer o desenvolvimento físico, mental, psíquico e anímico da criança e adolescentes, na família e na escola.

Compartilhamos as observações dos efeitos e repercussões físicas e psíquicas que decorreram das vivências com algumas sequências de Toques Sutis: vibrações e deslizamentos na coluna vertebral, descompressão fracionada nas grandes e pequenas articulações e nas extremidades do corpo - cabeça e pés.

Os workshops em Urusvati e na Catania contribuíram significativamente para a nossa experiência e para o percurso clínico com o trabalho de Integração Fisio-psiquica, de Petho Sandor. A Calatonia e os Toques Sutis são símbolos vivos de transformação que apoiam o desenvolvimento humano.

catania_8316.jpg

catania_8331.jpg

catania_8333.jpg

catania_8342.jpg

catania_8349.jpg


Calatonia na Itália